Conforme Decreto nº 61.843, de 5 de dezembro de 1967, em seu Capítulo III – Da Organização, o Senac compreende em sua estrutura de Governança:
Instâncias externas de governança
- Congresso Nacional;
- Ministério da Economia;
- Tribunal de Contas da União;
- Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União.
Instâncias externas de apoio à governança
- Conselho Fiscal;
- FNAP – Fórum Nacional de Aprendizagem;
- CONAETI – Conselho Nacional de Erradicação do Trabalho Infantil;
- CNT – Conselho Nacional de Turismo;
- Conselho Consultivo do FINEP.
A Administração Nacional (AN), com jurisdição em todo o País e que se compõe de:
- Conselho Nacional (CN) – órgão deliberativo, com estrutura tripartite (governo, empresários e trabalhadores), dirigido pelo presidente da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo;
- Conselho Fiscal (CF) – órgão de fiscalização financeira que tem atuação nacional, acompanhando a execução orçamentária, emitindo pareceres e relatórios de auditoria para todos os Departamentos Regionais.
Instâncias internas de governança
II - Administrações Regionais (ARs), com jurisdição nas bases territoriais correspondentes e que se compõem de:
- Conselho Regional (CR) – órgão deliberativo, com composição tripartite (empresário, governo e trabalhadores), dirigido pelo presidente da Federação do Comércio do Espírito Santo e tem jurisdição em todo o Estado, fixando as Diretrizes e o planejamento, a coordenação e o controle das atividades do Senac-ES;
- Departamento Regional (DR) – órgão executivo.
Instâncias internas de apoio à governança
- Ouvidoria do Senac DN;
- Comissão de Ética;
- Controladoria;
- Comitê Gestor de Riscos;
- Comitê Gestor de Tecnologia da Informação.
Para legitimar as ações em segmentos especializados, o Senac-ES possui em sua estrutura de governança, Comitês e/ou Comissão integrados por seus empregados, que estão assim estruturados:
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Comitê Gestor de Tecnologia e Informação;
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Comissão de Processo Licitatório para aquisição de equipamentos de informática;
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Comissão Permanente de Licitação;
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Comissão de Recrutamento e Seleção de empregados;
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Comissão Avaliadora de Concessão de Bolsa de Incentivo à Formação Profissional;
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Comissão de Ética e de Conduta;
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Comissão de Gestão de Riscos.