Como jovens aprendizes podem transformar o setor varejista usando a tecnologia? A resposta para essa pergunta está nos projetos desenvolvidos pelos alunos do curso de Aprendizagem Profissional em Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Senac em Linhares. Os resultados dessas iniciativas foram apresentados no último dia 25 de março.
Por meio do Projeto Integrador, que visa avaliar a capacidade crítica na resolução de desafios, os estudantes criaram duas soluções inovadoras voltadas para o setor supermercadista, utilizando fortemente os recursos e as inúmeras possibilidades oferecidas pela Inteligência Artificial.
No primeiro projeto, os alunos desenvolveram um aplicativo para otimizar a reposição de produtos nas prateleiras. Para entender melhor o cenário, os estudantes participaram de uma visita técnica ao Supermercado Oriundi, onde tiveram a oportunidade de identificar os principais desafios no controle de estoque e, a partir disso, criar um sistema capaz de automatizar processos, reduzir perdas e melhorar a organização interna das mercadorias.
Uso de Inteligência Artificial
Já o segundo projeto propôs um totem interativo com o uso da Inteligência Artificial, substituindo os leitores de preço convencionais. A ideia é oferecer novas funcionalidades como a criação de listas de compras personalizadas, recomendações baseadas em hábitos de consumo e acesso a ofertas exclusivas, tudo isso com uma interface moderna e acessível.
A Gerente de Educação Profissional da Unidade de Linhares, Elisangela Maria Mulker Bridi, avaliou os resultados apresentados pelos alunos e destacou a importância dessas iniciativas no processo de aprendizagem.
“Vivemos em um cenário em que as novas tecnologias, como a Inteligência Artificial, por exemplo, estão transformando o mercado. Dessa forma, capacitar os jovens profissionais para utilizarem a IA como parceira nas suas rotinas torna-se indispensável. É nosso compromisso capacitá-los de uma forma completa, sempre de olho nas tendências e oportunidades que ainda vão surgir”, comentou.
Diferenciais da formação do Senac Espírito Santo
Esse diferencial é reforçado pela Analista de Educação Profissional, Jéssica Rocha Firmino Corteletti, que destacou a importância da iniciativa: “É uma excelente oportunidade de o aluno colocar em prática tudo que tem sido ensinado na sala de aula. As ideias e soluções propostas por eles mostram que estamos formando profissionais prontos para os desafios do mercado de trabalho e alinhados com as novas tecnologias”.
Mais do que protótipos, os projetos representam o compromisso do Senac-ES com uma formação prática, conectada com o mercado e focada cada vez mais no desenvolvimento de competências alinhadas com as novas tecnologias, criatividade, colaboração e o protagonismo juvenil.
Texto:
Leonardo Goliver
Edição:
Luiz Zardini
Publicação:
11 de abril de 2025
Informações:
Braspub - Assessoria de Imprensa
E-mail: imprensa@braspub.com.br
Telefone: (27) 3180-0609
Gerência de Comunicação e Marketing do Senac Espírito Santo