O workshop “Potencializando o Turismo”, em Patrimônio da Penha, no interior de Divino de São Lourenço, reuniu cerca de 150 pessoas. O evento ocorreu na última quarta-feira (1º), no Parque de Exposição do distrito, e foi promovido pelo projeto “Belezas do Sul”, realizado pela TV Gazeta Sul, com apoio do Senac Espírito Santo e outros parceiros.
A ação marcou o encerramento dos cursos gratuitos de Comida de boteco, Comidas caseiras e Bolos e tortas doces, que foram oferecidos na Unidade Móvel de Gastronomia do Senac-ES, por meio do “Belezas do Sul”, à população de Patrimônio da Penha. As aulas tiveram início em 22 de setembro e atraíram um total de 39 alunos inscritos. Entre eles estava Nely Alves Nunes, que, além de certificado de Comida de boteco, recebeu o coro de aniversário do público presente, pois, naquela mesma data, ela havia completado 72 anos de idade.
“Fiquei muito feliz. Quanto ao curso, achei o máximo. É sempre bom aprender a fazer coisas diferentes, para agradar aos clientes”, comentou Nely, que produz pastel para comercializá-lo numa feira da região e, aos fins de semana, trabalha num estabelecimento que funciona em sua própria residência.
“Certificamos aproximadamente 40 pessoas em cursos que fortalecem o desenvolvimento econômico e social do Caparaó Capixaba. Isto demonstra a força das parcerias deste projeto e como a qualificação profissional pode transformar vidas e potencializar o turismo na Região Sul”, ressaltou o Gerente de Educação Profissional do Senac-ES em Cachoeiro de Itapemirim, Hiago Couto.
Palestra, aula-show e roda de conversa
Também foram destaques do workshop uma palestra sobre insights para potencializar o turismo, com Giovana Duarte, produtora de conteúdo sobre turismo, cultura e gastronomia do Espírito Santo no perfil Guia Capixaba, e uma aula-show da chef Isabelly Campos, que preparou, ao vivo, uma receita de carne de fraldinha ao molho de café, com purê de banana-da-terra e crocante de queijo meia cura.
A programação incluiu, ainda, um painel sobre o turismo em Patrimônio da Penha. Mediada pela jornalista Bruna Hemerly, a roda de conversa teve as participações de Giovana Duarte; de Patrick Martins, condutor em atrativos naturais da Bicho Grilo Expedições; e de Bruno Emílio, Gerente de Educação Profissional do Senac-ES em Venda Nova do Imigrante.
“O Caparaó Capixaba já é um destino com boa oferta de serviços turísticos no ecoturismo e no turismo de experiência, mas ampliar a qualificação dos profissionais é fundamental para transformar cada visita em uma vivência inesquecível e fortalecer ainda mais a região no cenário turístico nacional”, salientou Emílio.
Marataízes é o próximo destino
Nesta semana, a Unidade Móvel de Gastronomia chega ao município de Marataízes, onde o Senac-ES ofertará, por meio do projeto liderado pela TV Gazeta Sul, os cursos gratuitos de Comidas caseiras, Cozinha capixaba e Bolos e tortas doces. As aulas começam na terça-feira (7) e terminam em 17 de outubro.
A carreta, que ficará na Praia Central, funciona como um laboratório de aprendizagem, que dispõe de equipamentos de alta tecnologia, como forno combinado, forno de lastro, coifa de bancada e tela de projeção de 72 polegadas. A estrutura possui, ainda, um elevador para facilitar o acesso de pessoas com deficiência.
No próximo dia 14, a cidade litorânea receberá a Caravana Belezas do Sul, que irá envolver a população local em várias atividades recreativas. A ação terá a presença de colaboradores do Senac de Cachoeiro de Itapemirim.
Texto:
Felipe Bezerra
Fotos:
Senac de Cachoeiro e Roberto Marin
Edição:
Luiz Zardini
Publicação:
6 de outubro de 2025
Informações:
Braspub - Assessoria de Imprensa
E-mail: imprensa@braspub.com.br
Telefone: (27) 3180-0609