Durante todo o mês de setembro, o Senac de Linhares promoveu diversas ações educativas em alusão ao Setembro Amarelo, período dedicado à valorização da vida e à prevenção ao suicídio. A iniciativa, realizada com as turmas de Aprendizagem e Técnicos de Informática, Estética, Segurança do Trabalho e Redes de Computadores, contemplou os Calendários da Diversidade e da Inovação, reforçando o compromisso do Senac-ES com uma formação cidadã e integral.
Entre as ações desenvolvidas estão a criação de materiais informativos e de conscientização sobre o tema, além de rodas de conversa, palestras com o psicólogo Ramon Cupertino sobre saúde mental e uma Caminhada Pela Vida que percorreu ruas e avenidas da cidade. “O Setembro Amarelo é uma oportunidade de reforçar a importância da vida com nossos estudantes, a comunidade escolar e toda a sociedade. É muito mais que uma ação pontual, onde conseguimos fomentar o protagonismo, fortalecer os vínculos e promover uma cultura de empatia e acolhimento”, destacou Elisangela Maria Mulker Bridi, Gerente de Educação Profissional do Senac em Linhares.
Caminhada pelas ruas de Linhares
O ponto alto da programação foi a Caminhada pela Valorização da Vida, realizada nesta segunda-feira (29), com a participação dos alunos, instrutores e colaboradores da instituição. Os estudantes percorreram ruas e avenidas próximas à unidade, levando mensagens de apoio, motivação e esperança para a comunidade. Durante o trajeto, foram distribuídas lembranças simbólicas e materiais informativos, visando fortalecer o diálogo aberto sobre saúde mental e reduzir o estigma em torno das doenças psicológicas.
De acordo com a Analista de Educação Profissional, Jessica Rocha Firmino Corteletti, a iniciativa proporciona aos estudantes um momento de aprendizado e acolhimento. “Este projeto une nossa missão institucional e contribui para o desenvolvimento de competências essenciais para os aprendizes, com destaque para o respeito à diversidade, a valorização da vida e a transformação social por meio da educação profissional”, explicou.
A escolha do tema e das atividades desenvolvidas ao longo do mês é respaldada por dados preocupantes da Organização Mundial da Saúde (OMS), que apontam o suicídio como uma das principais causas de morte entre jovens de 15 a 29 anos. Por isso, criar espaços de escuta e cuidado, envolvendo principalmente a comunidade escolar, é fundamental para o desenvolvimento coletivo de forma saudável.
A campanha Setembro Amarelo
A campanha Setembro Amarelo é uma iniciativa nacional de conscientização sobre a prevenção ao suicídio. O movimento é uma oportunidade para refletir sobre o cuidado com a saúde mental, incentivando o diálogo e a busca por ajuda.
Texto:
Leonardo Goliver
Edição:
Luiz Zardini
Publicação:
1º de outubro de 2025
Informações:
Braspub - Assessoria de Imprensa
E-mail: imprensa@braspub.com.br
Telefone: (27) 3180-0609