Utilizamos cookies para permitir o funcionamento de nosso site e para coletar estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação. Saiba mais em nossa política de cookies ou gerencie suas permissões.

Com Caminhada Pela Vida, Senac de Linhares encerra ações educativas do Setembro Amarelo

Com Caminhada Pela Vida, Senac de Linhares encerra ações educativas do Setembro Amarelo

Durante todo o mês de setembro, o Senac de Linhares promoveu diversas ações educativas em alusão ao Setembro Amarelo, período dedicado à valorização da vida e à prevenção ao suicídio. A iniciativa, realizada com as turmas de Aprendizagem e Técnicos de Informática, Estética, Segurança do Trabalho e Redes de Computadores, contemplou os Calendários da Diversidade e da Inovação, reforçando o compromisso do Senac-ES com uma formação cidadã e integral.

Entre as ações desenvolvidas estão a criação de materiais informativos e de conscientização sobre o tema, além de rodas de conversa, palestras com o psicólogo Ramon Cupertino sobre saúde mental e uma Caminhada Pela Vida que percorreu ruas e avenidas da cidade. “O Setembro Amarelo é uma oportunidade de reforçar a importância da vida com nossos estudantes, a comunidade escolar e toda a sociedade. É muito mais que uma ação pontual, onde conseguimos fomentar o protagonismo, fortalecer os vínculos e promover uma cultura de empatia e acolhimento”, destacou Elisangela Maria Mulker Bridi, Gerente de Educação Profissional do Senac em Linhares.

Caminhada pelas ruas de Linhares

O ponto alto da programação foi a Caminhada pela Valorização da Vida, realizada nesta segunda-feira (29), com a participação dos alunos, instrutores e colaboradores da instituição. Os estudantes percorreram ruas e avenidas próximas à unidade, levando mensagens de apoio, motivação e esperança para a comunidade. Durante o trajeto, foram distribuídas lembranças simbólicas e materiais informativos, visando fortalecer o diálogo aberto sobre saúde mental e reduzir o estigma em torno das doenças psicológicas.

De acordo com a Analista de Educação Profissional, Jessica Rocha Firmino Corteletti, a iniciativa proporciona aos estudantes um momento de aprendizado e acolhimento. “Este projeto une nossa missão institucional e contribui para o desenvolvimento de competências essenciais para os aprendizes, com destaque para o respeito à diversidade, a valorização da vida e a transformação social por meio da educação profissional”, explicou.

A escolha do tema e das atividades desenvolvidas ao longo do mês é respaldada por dados preocupantes da Organização Mundial da Saúde (OMS), que apontam o suicídio como uma das principais causas de morte entre jovens de 15 a 29 anos. Por isso, criar espaços de escuta e cuidado, envolvendo principalmente a comunidade escolar, é fundamental para o desenvolvimento coletivo de forma saudável.

A campanha Setembro Amarelo

A campanha Setembro Amarelo é uma iniciativa nacional de conscientização sobre a prevenção ao suicídio. O movimento é uma oportunidade para refletir sobre o cuidado com a saúde mental, incentivando o diálogo e a busca por ajuda.


Texto:
Leonardo Goliver

Edição:
Luiz Zardini 

Publicação:
1º de outubro de 2025

Informações:
Braspub - Assessoria de Imprensa
E-mail: imprensa@braspub.com.br
Telefone: (27) 3180-0609