Convênio entre Senac-ES e Sejus oferta cursos profissionalizantes à pessoas em restrição de liberdade e egressos do sistema prisional

Convênio entre Senac-ES e Sejus oferta cursos profissionalizantes à pessoas em restrição de liberdade e egressos do sistema prisional

O Senac Espírito Santo e a Secretaria da Justiça (Sejus) firmaram um convênio para a oferta de cursos destinados à população carcerária e aos egressos do sistema prisional capixaba. Já em 2024 serão oferecidas 260 vagas, que serão disponibilizadas de forma gratuita por meio do Programa Senac de Gratuidade (PSG) do Senac. Alguns dos cursos terão início em março.

Para essa parceria, já estão previstos cursos de Cabeleireiro, Panificação, Costura, Fotografia, Assistente de Logística, Artesanato bordado a mão, entre outros. A parceria prevê, até 2029, de acordo com a duração do convênio, a abertura de 600 vagas destinadas aos egressos do sistema prisional e mais 700 para pessoas com restrição de liberdade. 

O gerente de Projetos e Programas Sociais do Senac Espírito Santo, Romulo Gomes, ressalta a importância da parceria. "Esta parceria, entre o Senac-ES e a Sejus, reflete nosso compromisso com a ressocialização e a valorização dos direitos humanos. Acreditamos que a educação é uma ferramenta poderosa para transformar vidas e reintegrar indivíduos ao convívio social. Estamos empenhados em oferecer oportunidades de capacitação que promovam a reinserção e contribuam para a construção de um futuro mais justo e inclusivo para todos", disse.

O subsecretário de Estado de Ressocialização, Marcelo Gouvêa, destaca que as oportunidades ofertadas abrem portas para o mundo do trabalho. “Acreditamos que parcerias com instituições de ensino resultam em um alcance muito maior em seus objetivos, pois fomenta ao egresso oportunidades de ascensão no mercado de trabalho. Ao custodiado, uma possibilidade a mais de qualificação de mão de obra, preparando-o para a vida em liberdade”, pontuou Marcelo Gouvêa.


Com informações da SEJUS: 
Sandra Dalton e Paula Lima - Assessoria de Comunicação da Sejus

Edição:
Luiz Zardini - Gerência de Comunicação e Marketing do Senac-ES

Estagiárias de Jornalismo:
Ana Lara Venturini
Layna Cruz
Sabrina Pereira

Publicação:
6 de fevereiro de 2024 

Informações:
Sérgio Filho 
Braspub - Assessoria de Imprensa
E-mail: imprensa@braspub.com.br
Telefone: (27) 3180-0609