Escola Capixaba de Turismo - Sesc e Senac, celebra formação das primeiras turmas em Guarapari
O Sesc Guarapari foi palco do encerramento das primeiras turmas da Escola Capixaba de Turismo (TourES), uma importante iniciativa voltada à qualificação profissional para o fortalecimento do turismo no Espírito Santo. Ao todo, 40 alunos concluíram os cursos de Aperfeiçoamento de Camareira, Cozinheiro, Qualidade no Atendimento de Bares e Restaurantes e Assistente Administrativo.
Além da conclusão dessas turmas, a unidade já inicia uma nova formação no curso de Bares e Restaurantes: Gestão Operacional, com mais 10 alunos. Com isso, a expectativa é de que 50 profissionais sejam formados pela Escola em Guarapari até o fim do ano. É assim que o Sistema Fecomércio-ES, Sesc e Senac, por meio da TourES, reafirma seu papel fundamental na formação de mão de obra qualificada para o setor turístico, contribuindo diretamente para o desenvolvimento econômico e social do estado, por meio de uma educação profissional conectada às demandas do mercado.
A TourES
A Escola de Turismo foi lançada durante a Semana S do Comércio, em maio de 2025. A iniciativa é voltada à qualificação profissional nas áreas de hospitalidade, gastronomia e turismo. O projeto foi apresentado pelo presidente do Sistema Fecomércio-ES, Idalberto Moro, a representantes do setor turístico capixaba, reforçando o compromisso da instituição com o desenvolvimento do turismo no Espírito Santo.
Na ocasião, foi assinado um Termo de Intenção de Parceria entre o Sesc-ES e o Senac-ES para a criação da escola, que tem como objetivo oferecer aos alunos dos cursos de turismo e hospitalidade do Senac a oportunidade de vivenciar, na prática, a experiência da hospitalidade, por meio de hospedagens nas unidades da rede hoteleira do Sesc-ES.
Participaram do lançamento o secretário de Turismo de Guarapari, Fernando Otávio Campos; o diretor de Relações Institucionais da Fecomércio-ES, Cezar Wagner Pinto; o secretário-executivo da Câmara Empresarial de Turismo (CET-ES), José Bof Buffon; a diretora de Hospitalidade, Turismo e Lazer do Sesc-ES, Monica Velasques; e a diretora de Educação Profissional do Senac-ES, Dianimer Dutra.
Texto:
Julia Brito
Edição e revisão:
Luiz Zardini
Publicação:
9 de dezembro de 2025
Informações:
Braspub - Assessoria de Imprensa
E-mail: imprensa@braspub.com.br
Telefone: (27) 3180-0609
Compartilhe esta notícia
As mais lidas
Grupo de Corrida do Senac-ES: iniciativa completou um ano e empregados comemoram resultados
Educação que transforma: 50 alunos se formam em cursos do Senac-ES em São Mateus
Edição especial do “Diálogos” celebra os 80 anos do Senac
Unidades Móveis do Senac-ES chegam a Aracruz com quase 200 vagas gratuitas em cursos nas áreas de tecnologia e beleza