Utilizamos cookies para permitir o funcionamento de nosso site e para coletar estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação. Saiba mais em nossa política de cookies ou gerencie suas permissões.

Estudantes do Senac-ES em Sooretama apresentam soluções com foco em sustentabilidade e inclusão

Estudantes do Senac-ES em Sooretama apresentam soluções com foco em sustentabilidade e inclusão

Ter ambientes mais verdes, saudáveis e sustentáveis é o objetivo dos Projetos Integradores desenvolvidos pelos alunos das turmas de Aprendizagem em Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Senac-ES, em Sooretama. Ao todo, três iniciativas foram apresentadas contemplando o descarte correto de resíduos, sugestões de melhorias em uma cooperativa de reciclagem e a implantação de uma “Praça Sustentável”.

O palco das apresentações foi a sede da Câmara Municipal de Sooretama, que recebeu além dos estudantes, colaboradores do Senac, representantes das Secretarias de Meio Ambiente, Educação, Assistência Social, de empresas parceiras como Agc Frutas, Doce Vida Frutas, Frutmel, Supermercados Bobbio e membros da Associação de Catadores de Recicláveis de Sooretama.

Para a Coordenadora de Educação Profissional do Senac em Linhares, Lazarela Guasti, os Projetos Integradores visam incentivar o desenvolvimento de ideias inovadoras e que solucionem desafios do mercado. “A dedicação dos nossos estudantes é sempre gratificante para nós enquanto educadores. Os Projetos Integradores possuem esse objetivo de unir teoria e prática para solucionar desafios do mercado com ideias cada vez mais acessíveis e aplicáveis”, comentou.

Com o tema “A Coleta Seletiva nas Escolas”, o primeiro projeto teve como objetivo fomentar práticas sustentáveis no ambiente escolar. A proposta incluiu a criação de quatro lixeiras específicas para descarte correto de resíduos nas cores, vermelha (plástico), marrom (orgânico), azul (papel) e verde (vidro).

Para destacar ainda mais a iniciativa, as lixeiras foram todas adaptadas com sistema em Braille e ilustrações da Turma da Mônica, promovendo acessibilidade e o engajamento das crianças que ainda não desenvolveram habilidades de leitura. O projeto também envolveu a produção de uma cartilha educativa sobre coleta seletiva, com linguagem interativa e recursos visuais que facilitam a compreensão por estudantes de diferentes faixas etárias.

O segundo projeto foi o “Ciclo Verde”, que propôs melhorias para uma cooperativa de reciclagem local, com ações voltadas à gestão responsável de resíduos sólidos. Entre as propostas, os estudantes sugeriram a construção de um galpão para triagem de materiais recicláveis, a criação de um espaço de produção e comercialização de itens reutilizados, além de campanhas de conscientização sobre consumo consciente e descarte correto. Para uma melhor visualização da ideia, os aprendizes produziram uma maquete para deixar a apresentação mais estruturada e visual.

Os estudantes também apresentaram um projeto que visa a implantação da “Praça Sustentável”, iniciativa que prevê a revitalização da praça principal da cidade, com foco em sustentabilidade, acessibilidade e bem-estar coletivo.

Entre as sugestões dos estudantes estavam o plantio de mais árvores, instalação de postes com energia solar e bancos com tomadas USB, além de brinquedos adaptados para crianças com deficiência e sinalização educativa sobre preservação ambiental. Os alunos também apresentaram o projeto por meio de uma maquete, que permitiu ao público visualizar as melhorias propostas.

Todas as iniciativas tiveram o apoio do Programa ECOS de Sustentabilidade do Senac-ES, que incentiva práticas sustentáveis e projetos inovadores dentro da instituição.

“A experiência mostrou o quanto a prática aliada à teoria pode gerar impactos positivos na sociedade, promovendo o aprendizado técnico, o compromisso social e ambiental dos nossos alunos”, completou a Analista de Educação Profissional, Jessica Rocha Firmino Corteletti.

Saiba mais

O Projeto Integrador é a etapa final dos cursos do Senac-ES, na qual os alunos colocam em prática os conhecimentos adquiridos ao longo da formação, por meio da elaboração de soluções reais para os desafios do mercado. A iniciativa visa estimular a autonomia dos estudantes e funciona como instrumento de avaliação prática e integradora.

Texto:
Leonardo Goliver

Edição:
Luiz Zardini 

Publicação:
30 de setembro de 2025

Informações:
Braspub - Assessoria de Imprensa
E-mail: imprensa@braspub.com.br
Telefone: (27) 3180-0609