Utilizamos cookies para permitir o funcionamento de nosso site e para coletar estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação. Saiba mais em nossa política de cookies ou gerencie suas permissões.

Exposição “Fragmentos Urbanos” transforma banners descartados em moda sustentável

Exposição “Fragmentos Urbanos” transforma banners descartados em moda sustentável

Uma segunda chance para o que já parecia não servir para mais nada. Lonas de banners que um dia anunciaram eventos ganharam uma nova vida como bolsas sustentáveis. A exposição “Fragmentos Urbanos - ressignificando para o novo tempo”, encantou o público no Shopping Vitória, entre os dias 22 e 28 de outubro, ao exibir uma coleção exclusiva de bolsas e acessórios criados a partir de banners que seriam descartados.

Um material que levaria séculos para se decompor foi transformado pelas mãos de 20 participantes do Projeto Fazendo Arte, grupo que atua na inclusão e qualificação profissional de mulheres em situação de vulnerabilidade. São cerca de 30 peças únicas que ficaram expostas junto a uma mostra fotográfica que documentou todo o processo de produção, relembrando a importância de ações sustentáveis.

A Coordenadora do Projeto Fazendo Arte, Mônica Rezende, explicou que o processo de confecção dos itens faz parte de algo maior. “Dar um novo destino a esse material é também se reinventar. Ao mesmo tempo, enquanto essas mulheres efetuavam a transformação do conteúdo ressignificam suas experiências e suas vidas por meio da arte”, afirmou.

Para o Senac-ES, que tem o Environmental, Social and Governance (ESG) como tema prioritário, a iniciativa tem o apoio da instituição. “Fazer parte desta parceria representa o nosso compromisso com a formação de profissionais atentos às demandas do mercado, adotando práticas sustentáveis que podem não apenas minimizar seu impacto ambiental, mas também inspirar comunidades a se engajar em um desenvolvimento que respeite os limites do nosso ecossistema”, disse a Diretora de Educação Profissional, Dianimer Dutra.

O Projeto Fazendo Arte prevê novas exibições e, futuramente, a comercialização das peças para promover a inclusão socioeconômica das participantes. “Queremos expandir essa exposição para outros espaços, escolas e locais que possam receber e perceber a relevância do consumo consciente”, concluiu Mônica Rezende.

Todos pela sustentabilidade

A exposição contou com o apoio de parceiros importantes, como o Instituto Américo Buaiz (IAB), o Shopping Vitória e do Sistema Fecomércio-ES, Sesc e Senac, além da colaboração da Prefeitura de Vitória, por meio do Fundo Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor. 

Para capacitar as mulheres envolvidas na produção das bolsas, o Senac-ES ofereceu o curso de Costura Criativa e Produção de Bolsas. A formação proporcionou a cada participante uma nova perspectiva profissional e a possibilidade de gerar renda com as habilidades adquiridas, mostrando como a educação profissional pode ser um caminho de transformação e inclusão.



Texto:
Sérgio Filho - Agência Brasileira de Publicidade (Braspub)

Edição:
Luiz Zardini - Gerência de Comunicação e Marketing do Senac-ES

Estagiárias de Jornalismo:
Ana Lara Venturini e Layna Cruz

Publicação:
30 de outubro de 2024 

Informações:
Braspub - Assessoria de Imprensa
E-mail: imprensa@braspub.com.br
Telefone: (27) 3180-0609

Fotos do evento: