Inspira Week 2026: 5º dia de atividades encerra a programação com criatividade, cultura e troca de experiências em todo o Espírito Santo; Veja o que rolou!
A Inspira Week 2026 encerrou sua programação na sexta-feira (25) com atividades em todas as unidades do Senac Espírito Santo. O último dia reuniu oficinas, apresentações, experiências culturais, desenvolvimento de projetos e ações voltadas ao bem-estar, à criatividade e à preparação para o mundo do trabalho.
Depois de uma semana de atividades, alunos, instrutores, empregados, convidados e parceiros concluíram uma jornada que colocou a inovação em diálogo com diferentes áreas da educação profissional. O encerramento também abriu espaço para apresentar soluções desenvolvidas durante a semana, compartilhar aprendizados e valorizar a cultura e as experiências de cada território.
Em Vitória, o último dia começou com uma atividade de Educação Financeira, conduzida por Creiciano Paiva, do Sicredi. À tarde, Poliana Gomes esteve à frente da “Sala de Ideações”, estimulando a construção e o desenvolvimento de novas propostas. O encerramento ganhou ritmo com o “Inspira e Respira: Baile Charme”, conduzido por Abayomi Queiroz.
Em Vila Velha, a programação foi dedicada à representatividade e à transformação social. Os participantes acompanharam uma sessão do filme “Extraordinário”, seguida de uma roda de conversa sobre inclusão na sociedade, barreiras estruturais e o papel da juventude na transformação social. A atividade teve mediação do psicólogo Pedro Henrique, do Perten.ser.
Na Serra, criatividade e experimentação tomaram conta da unidade. Ao longo do dia, foram realizadas oficinas de autocuidado, fotografia com uso de celular, grafite, escrita criativa e culinária, além de um show de talentos. As diferentes experiências deram aos participantes a oportunidade de explorar habilidades e compartilhar conhecimentos.
Em Cariacica, Randolfo Soares conduziu o “Inspira e Respira: Oficina de Ergonomia no Trabalho Presencial e Digital”, relacionando bem-estar às diferentes formas de trabalhar. À tarde, Keyla Helmer realizou a “Multiplicação da Trilha de Inovação para Colaboradores”, compartilhando ferramentas e conhecimentos relacionados à cultura de inovação.
Em Cachoeiro de Itapemirim, a programação explorou diferentes formas de percepção com “Experiências que despertam sentidos”, conduzida por Vinícius de Paula de Agostini. A atividade aconteceu em três momentos ao longo do dia e convidou os participantes a vivenciarem novas formas de interação e experimentação.
Em Colatina, chegou a hora de compartilhar os resultados das ideias trabalhadas durante a semana. A atividade “Apresentando Soluções” foi realizada em diferentes horários, com mediação dos instrutores das turmas. A unidade também recebeu mais uma edição do “Inspira e Respira”, conduzida por Renatha Moreira da Cruz Cardozo.
Em Linhares, o encerramento voltou os olhares para escolhas profissionais e perspectivas de futuro. Diego dos Santos Ribeiro conduziu “Pensando no Futuro: Estudo, Carreira e Profissão”, criando um espaço para reflexões sobre formação, trajetória profissional e possibilidades no mercado de trabalho.
Em Santa Teresa, o dia começou com mais uma edição do “Inspira Day”, conduzida por Breno Antônio Kunsch. À tarde, a unidade realizou uma Mostra de Projetos Integradores, com Breno Antônio Kunsch e Wanderson Luiz Naundorf Sacht, dando visibilidade aos trabalhos e às experiências desenvolvidas pelos alunos.
São Gabriel da Palha encerrou sua participação com uma programação dedicada ao cuidado e ao bem-estar. Lydia Maria Góis Flegler conduziu a atividade “Saúde Mental no Trabalho”, que também contou com o momento “Inspira e Respira” e uma ação cultural de encerramento.
Em São Mateus, o último dia foi marcado pela integração entre responsabilidade social, projetos, cultura e identidade local. Pela manhã, a equipe pedagógica conduziu a organização da ação social “Conexões que Transformam – Dia do Legado”. À tarde, o Festival Inspira Week reuniu mostra de projetos, reconhecimento e premiação do hackathon, além de experiências culturais, integração, sabores e bem-estar. As expressões culturais mateenses também ganharam espaço no encerramento.
Em Venda Nova do Imigrante, comunicação e desenvolvimento pessoal estiveram entre os destaques. Dyego Fellype P. Carvalho conduziu “Comunicação: O que você comunica é o que você é!”. Na sequência, foram apresentados os resultados das Olimpíadas Inspira Conexão, encerrando as experiências realizadas na unidade durante a semana.
Uma semana de ideias, experiências e conexões
O último dia também representou a conclusão de uma programação que percorreu diferentes caminhos para abordar a inovação. Durante cinco dias, as unidades do Senac-ES se transformaram em espaços para experimentar tecnologias, discutir desafios do mercado de trabalho, desenvolver projetos, compartilhar histórias, valorizar identidades locais e trabalhar temas relacionados à inclusão, cultura e bem-estar.
A Inspira Week aproximou a inovação das diferentes formações e realidades presentes no Senac-ES. Projetos desenvolvidos pelos alunos dividiram espaço com inteligência artificial, realidade virtual, acessibilidade, saúde mental, cultura, gastronomia, comunicação, empreendedorismo e experiências criativas.
A edição de 2026 também marcou a estreia do Inspira+ Itinerante, projeto-piloto que colocou a inovação na estrada e levou experiências para Serra e Venda Nova do Imigrante, ampliando as possibilidades de atuação do programa.
Com o encerramento da Inspira Week, ficam as experiências e conexões construídas ao longo dos cinco dias. A iniciativa integra o Inspira+, programa de inovação do Senac Espírito Santo, que busca incorporar criatividade, colaboração e experimentação aos processos de aprendizagem e à formação para um mundo do trabalho em constante transformação.
Texto:
Luiz Zardini
Informações:
Braspub - Assessoria de Imprensa
E-mail: imprensa@braspub.com.br
Telefone: (27) 3180-0609
Compartilhe esta notícia
As mais lidas
1
Inspira Week 2026 leva inovação, criatividade e novas experiências às Unidades de Educação Profissional do Senac Espírito Santo
2
Inspira Week 2026: abertura contou com a presença do rapper MV Bill e da especialista em diversidade e inovação Sil Bahia; Veja o que rolou!
3
Senac-ES leva qualificação, inovação e experiências para a Acaps Trade Show 2026
4
Senac-ES conecta educação e futuro do trabalho em tarde criativa e dinâmica no Educares 2026
5