Utilizamos cookies para permitir o funcionamento de nosso site e para coletar estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação. Saiba mais em nossa política de cookies ou gerencie suas permissões.

Jovem Chef: aluna do Senac-ES se forma em gastronomia após superar desafios

Jovem Chef: aluna do Senac-ES se forma em gastronomia após superar desafios

Luiza Helena tem 26 anos de idade, mora no bairro Santo Antônio, em Vitória, e traz um sobrenome de vencedores: Falcão. Que faz jus à sua história de vida. Portadora de psoríase eritrodérmica (forma grave e rara da doença autoimune, caracterizada por uma inflamação generalizada da pele), superou suas próprias limitações para realizar um sonho de adolescência: tornar-se profissional de gastronomia, por meio do Senac Espírito Santo.

Ela está entre os 12 jovens formados na mais recente turma do Programa Jovem Chef, do Senac-ES. A cerimônia que marcou a conclusão do curso foi promovida no último dia 11, no Hotel Senac Ilha do Boi, em Vitória, onde ocorreu toda a formação.

“Cheguei ao curso por indicação de uma amiga. Foi difícil estar presente, em razão das dificuldades de minha doença. Mas cada aula, para mim, foi um respiro, um momento em que pude ser eu mesma, sem julgamentos. As aulas de gastronomia me ajudaram a enxergar minha força e a transformar minhas dores em algo bonito, a entender que sou aceita em uma comunidade e que existem pessoas boas. Eu me senti capaz”, confessa Luiza Helena.  

A mais nova chef destaca, também, o apoio do Senac-ES durante sua formação. “As pessoas que trabalham na instituição, especialmente as instrutoras, foram sensacionais, maravilhosas. Sempre se preocuparam comigo”, frisa ela, ao revelar que seu próximo desafio é se mudar, com seu esposo, para Portugal, onde terá a oportunidade de atuar na área gastronômica.

Papel transformador na vida dos alunos

Coordenadora de Educação Profissional do Hotel Escola Senac Ilha do Boi, Rosângela Surlo frisa que o Jovem Chef tem um papel transformador na vida dos alunos atendidos. “Para muitos, é o primeiro contato prático com a gastronomia profissional, onde desenvolvem não apenas competências técnicas, mas também valores como disciplina, trabalho em equipe e criatividade. É gratificante ver como essa experiência abre portas e desperta vocações”, reforça ela.

O Programa Jovem Chef faz parte do Ser Senac, um conjunto de ações sociais afirmativas que promovem inclusão e qualificação profissional. Destinado a jovens de 17 a 29 anos, o curso tem como objetivo formar novos talentos para o setor gastronômico, ampliando as oportunidades de ingresso no mercado de trabalho. A formação alia teoria e prática, permitindo que os alunos desenvolvam competências essenciais para atuar em cozinhas profissionais.





Texto e edição:

Felipe Bezerra

Publicação:
17 de junho de 2025

Informações:
Braspub - Assessoria de Imprensa
E-mail: imprensa@braspub.com.br
Telefone: (27) 3180-0609

Gerência de Comunicação e Marketing do Senac Espírito Santo

Fotos do evento: