Utilizamos cookies para permitir o funcionamento de nosso site e para coletar estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação. Saiba mais em nossa política de cookies ou gerencie suas permissões.

Maquete criada por alunos de Técnico em Segurança do Trabalho do Senac-ES simula funcionamento de ponte rolante

Maquete criada por alunos de Técnico em Segurança do Trabalho do Senac-ES simula funcionamento de ponte rolante

Estudantes recém-egressos do Senac de Cachoeiro de Itapemirim, que concluíram neste mês o curso de Técnico em Segurança do Trabalho, criaram uma maquete funcional de ponte rolante, com escala reduzida, que simula os principais comandos e operações do equipamento utilizado, em grande parte, por empresas do setor de rochas ornamentais. 

Apresentada no último dia 10, a miniatura foi construída a partir de Projeto Integrador desenvolvido pelos alunos. Trata-se de um trabalho exigido pelo Senac-ES ao fim de todos os seus cursos, por meio do qual os discentes põem em prática tudo o que aprenderam ao longo da formação. A ideia é que eles ajam com autonomia, apontando soluções eficientes e inovadoras, com base nas demandas do mercado. 

De acordo com o Instrutor Michael Oliveira, a maquete representa uma empresa fictícia, especializada na extração, beneficiamento e exportação de pedras ornamentais, que enfrenta dificuldades na eficácia dos treinamentos obrigatórios sobre movimentação de ponte rolante.

 “Diante dessa simulação, os estudantes identificaram que os treinamentos tradicionais, centrados em aulas expositivas e demonstrações rápidas no pátio, não estão promovendo a assimilação prática esperada, o que tem gerado dúvidas operacionais, movimentações incorretas de blocos e chapas, além de incidentes com risco de danos materiais e pessoais. Buscando, então, uma solução didática e inovadora, eles propuseram a construção da maquete, para tornar o treinamento mais visual, interativo e eficaz”, detalha.

Oliveira também esclarece que, junto à miniatura, os alunos elaboraram um roteiro de aplicação prática, indicando como o recurso será utilizado em treinamentos presenciais, quais conteúdos ajuda a reforçar e como pode contribuir na redução de acidentes e na melhora da percepção de risco.

“Essa abordagem traz diversos benefícios, como melhor entendimento dos processos e riscos envolvidos, aprendizado mais efetivo com prática lúdica e visual, aumento de motivação por meio de atividades interativas em grupo e fortalecimento das habilidades interpessoais no treinamento”, pontua.

Sobre o curso

O curso de Técnico em Segurança do Trabalho ofertado pelo Senac Espírito Santo possui carga horária de 1.200 horas e metodologia voltada para a prática da profissão. Nele, os estudantes têm a oportunidade de aprender a coordenar ações de saúde nas empresas para prevenir acidentes e doenças ocupacionais. 

Elaborar e implementar planos de emergência/urgência e controle de riscos físicos, químicos, biológicos ergonômicos e de acidentes estão entre as competências ensinadas. 



Texto:
Felipe Bezerra

Edição:
Luiz Zardini

Publicação:
26 de junho de 2025

Informações:
Braspub - Assessoria de Imprensa
E-mail: imprensa@braspub.com.br
Telefone: (27) 3180-0609

Gerência de Comunicação e Marketing do Senac Espírito Santo

Fotos do evento: