Programa Jovem Chef promove ação de integração junto ao Sindbares e Abrasel

Programa Jovem Chef promove ação de integração junto ao Sindbares e Abrasel

 

No início da manhã de quarta-feira (7), alunos do programa Jovem Chef, das Unidades de Educação Profissional do Senac em Vitória e Serra participaram de um encontro estratégico no Hotel Senac Ilha do Boi, em Vitória. O evento foi realizado pela Gerência de Programas e Projetos Sociais do Senac, para sensibilizar e atrair empresários e estabelecimentos interessados em apoiar a formação de jovens pelo programa.   

Ao todo, 12 estabelecimentos ligados ao Sindicato dos Bares e Restaurantes do Espírito Santo (Sindbares) e à Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) estiveram no encontro: Alphaville Gourmet, Boulevard Gourmet, Bar Bacana, Empório Bohemio, Hotel Golden Tulip, Moreno Beach, Rancho Beliskão, Restaurante Oriundi, Restaurante Santuzzi, Restaurante Regina Maris, Assbares Colatina e Uaine Group.

O presidente do Sindbares, Rodrigo Vervloet, afirmou que essa é uma iniciativa que reforça o compromisso do segmento com a formação de jovens interessados em atuar na área. “Estamos muito felizes com o lançamento do programa Jovem Chef. Não tenho dúvidas de que esse é um divisor de águas no mercado de bares e restaurantes do Espírito Santo. Estamos muito empolgados porque essa é uma união de forças para formar e empregar profissionais para o setor”, afirmou. 

Vitor Gabriel da Silva Cruz, de 18 anos, é aluno do programa. Ele participou do evento e disse que vê nessa oportunidade uma chance de seguir carreira na gastronomia, “Estou aprendendo a fazer as atividades de forma prática e com técnica. Aprendi a fazer receitas, compreender nomenclaturas, realizar cortes em peças de carne, usar utensílios e equipamentos de cozinha. Meu objetivo é fazer um tecnólogo ou entrar na faculdade porque é algo que eu desejo seguir”, disse.

De acordo com o Gerente de Programas e Projetos Sociais do Senac-ES, Romulo Gomes, a parceria com o segmento é fundamental para entregar profissionais qualificados ao mercado. “O Senac-ES, enquanto instituição formadora e o Sindbares e a Abrasel, juntos, podem fortalecer o segmento, qualificando  profissionais para atuar em bares e restaurantes do Estado. Com o Programa Jovem Chef podemos proporcionar a inserção produtiva desses jovens interessados em seguir carreira e contribuir significativamente para a vida desses jovens que vivem em situação de vulnerabilidade” disse.     

O programa Jovem Chef

O programa social tem como público-alvo jovens com idade entre 17 e 29 anos, que possuem interesse em cursar gastronomia e seguir carreira na área. A formação tem carga horária total de 312 horas, sendo distribuídas entre conhecimento teórico e prático, em um período de quatro meses de curso intensivo. Os jovens ganham acesso a uma metodologia inovadora e colaborativa que faz a intermediação entre a sala de aula e o mercado de trabalho.

Programa Senac de Gratuidade

O Programa Senac de Gratuidade oferece cursos especificamente para pessoas de baixa renda e em situação de vulnerabilidade social. Foi criado como um instrumento de inclusão produtiva para brasileiros que ainda enfrentam dificuldade para ter acesso aos cursos de qualificação e profissionalização. O PSG tem contribuído significativamente para a inclusão social e para a empregabilidade.

 

Texto:
Luiz Zardini - Gerência de Comunicação e Marketing do Senac-ES

Estagiárias de Jornalismo:
Ana Lara Venturini
Layna Cruz
Sabrina Pereira

Publicação:
8 de fevereiro de 2024 

Informações:
Sérgio Filho - 
Assessor de Imprensa
Agência Brasileira de Publicidade (Braspub)
E-mail: imprensa@braspub.com.br
Telefone: (27) 3180-0609