Utilizamos cookies para permitir o funcionamento de nosso site e para coletar estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação. Saiba mais em nossa política de cookies ou gerencie suas permissões.

Projeto Ao Som das Flores profissionaliza alunos surdos para a ocupação de Florista

Projeto Ao Som das Flores profissionaliza alunos surdos para a ocupação de Florista

Gestos leves feitos com as mãos e olhares expressivos são as maneiras que o conteúdo de quem tem a expertise é repassado aos que ainda estão aprendendo os fundamentos de uma nova profissão. Nessa aula, que transpõe as barreiras da linguagem, o uso da voz fica de lado, enquanto mãos e olhos fazem todo o trabalho. É assim que o Ao Som das Flores apresenta para uma turma de alunos surdos o universo delicado da ocupação florista.

O Projeto chegou em Linhares e conquistou a comunidade local oferecendo qualificação gratuita para pessoas surdas que tinham interesse em adquirir uma nova fonte de renda ou até mesmo seguir carreira na área. As aulas foram realizadas na Unidade do Senac em Linhares, entre os dias 06 a 08 de março. A turma foi composta por quinze alunos e concluiu a formação com sucesso.

Vinicius Andrade tem 27 anos e foi um dos alunos. Ele nunca teve contato com a área, mas avaliou a participação como positiva. “Eu amei fazer o curso. É uma profissão diferente e eu espero poder melhorar no futuro. As pessoas pensam que é difícil, mas não precisa ter medo. Foi uma troca incrível, um ajudando o outro, então, aproveitei cada segundo”, explicou, com auxílio da intérprete de Libras. 

Projeto Ao Som das Flores

O Projeto Ao Som das Flores é pioneiro no país e foi idealizado pela Instrutora do Senac-ES, Bianca Corona, e o renomado Artista Floral, Tanus Saab, com foco na promoção e na inclusão de pessoas surdas por meio da Educação Profissional. A iniciativa estimula a valorização da diversidade e quebra barreiras da linguagem na vida daqueles que enfrentam desafios por causa da ausência de acessibilidade.

A Instrutora Bianca Corona deu detalhes dessa turma. “O grupo foi composto por quinze alunos surdos, sendo que desses temos um que além de surdo é autista e outros dois que têm comprometimento na coordenação motora. Ficou nítido a alegria de todos em ter essa oportunidade e a satisfação de aprender uma nova profissão, possibilitando novas perspectivas de vida”, explicou

Coral em Libras

A Unidade do Senac em Linhares organizou uma série de atrações para celebrar o Dia Internacional da Mulher. Entre elas, está a apresentação feita pelo grupo de alunos do Curso de Libras Intermediário e Avançado com o Coral Mãos que Encantam, onde os alunos performam canções usando a Língua Brasileira de Sinais, possibilitando um momento de inclusão, inovação e diversidade.

A instituição educacional proporcionou uma manhã de beleza para várias mulheres de empresas parceiras que tiveram acesso a serviços gratuitos e atendimentos de estética. Na parte da noite, será a vez do conhecimento ganhar espaço com uma palestra inspiradora que tem como foco exaltar a presença feminina na sociedade.

Os arranjos florais e demais itens que foram confeccionados ao longo dos três dias de formação são presentes às participantes das celebrações em homenagem ao Dia Internacional da Mulher. Vinicius e os outros alunos ficaram orgulhosos de poder acompanhar o fruto dos seus trabalhos alcançando outras pessoas.

O Dia Internacional da Mulher foi mais que especial para os moradores de Linhares, garantindo momentos únicos, além de reforçar o papel do Senac-ES como um agente transformador de vidas.

Texto:
Sérgio Filho - Agência Brasileira de Publicidade (Braspub)


Edição e revisão:
Luiz Zardini - Gerência de Comunicação e Marketing do Senac-ES


Estagiárias de Jornalismo:
Ana Lara Venturini, Layna Cruz e Sabrina Pereira


Publicação:
8 de março de 2024 


Informações:
Braspub - Assessoria de Imprensa

E-mail: imprensa@braspub.com.br
Telefone: (27) 3180-0609

Fotos do evento: