Jovens aprendizes da turma do curso de Aprendizagem Profissional em Comércio de Bens, Serviços e Turismo, do Senac em Linhares, protagonizaram um momento de inovação, engajamento e aplicação prática do conhecimento durante as apresentações dos projetos integradores desenvolvidos ao longo da formação. Os trabalhos mostraram como a educação profissional pode responder, com criatividade e eficácia, a demandas concretas do setor produtivo e da sociedade.
O primeiro projeto, intitulado “Estratégia para Qualificação Profissional do Setor Operacional”, foi desenvolvido a partir de uma parceria com a empresa Construções Montagens e Projetos Elétricos Linhares (Compel) e buscou enfrentar um problema real: a escassez de mão de obra qualificada para atuar nas operações da companhia. A proposta partiu do princípio de que a formação técnica e comportamental pode ser uma aliada estratégica para promover segurança e eficiência, atender às exigências regulatórias do setor elétrico e valorizar o trabalhador.
Entre as estratégias propostas, os estudantes destacaram: estabelecimento de parcerias com instituições formadoras, criação de programas de capacitação contínua, realização de workshops e simulações práticas, implantação de mentoria com profissionais experientes e uso de tecnologias de automação para otimização de processos. A participação de representantes da Compel na apresentação reforçou o potencial do projeto como solução aplicável e de impacto direto.
Já o segundo projeto, “Linhares Além do Mapa: Roteiros de Experiência e Identidade”, teve como foco o turismo local. A partir de um diagnóstico crítico, os aprendizes identificaram que, apesar de seu rico patrimônio natural e cultural, o município de Linhares ainda é pouco reconhecido como destino turístico. Com base nisso, a proposta foi a criação de rotas temáticas, com apoio de plataforma digital, ações de marketing e eventos voltados ao engajamento da comunidade e de jovens empreendedores locais.
Mais do que apenas apresentar soluções, o grupo demonstrou domínio das marcas formativas do Senac, articulando saber técnico, atitude empreendedora, colaboração e protagonismo juvenil. O projeto evidenciou como a formação profissional pode ser transformadora, conectando educação, território e desenvolvimento econômico sustentável.
“Os projetos integradores representam uma oportunidade concreta para que nossos aprendizes conectem o que aprendem em sala de aula com os desafios reais do mundo do trabalho. É gratificante ver a dedicação dos jovens em propor soluções criativas e viáveis para o setor produtivo e para a comunidade. Isso fortalece não apenas o desenvolvimento técnico, mas também competências comportamentais essenciais para quem está prestes a ingressar no mercado”, destaca Jéssica Corteletti, analista de Educação Profissional do Senac em Linhares.
Texto e edição:
Luiz Zardini
Publicação:
9 de abril de 2025
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