Senac-ES abre inscrições para o curso gratuito de Maître

Senac-ES abre inscrições para o curso gratuito de Maître

O Senac Espírito Santo, por meio do Programa Senac de Gratuidade (PSG), está com inscrições abertas para a formação gratuita de Maître: Supervisão de Salão. O curso tem carga horária de 40 horas e será realizado nas segundas, quartas e sextas, das 8h às 12h, no Hotel Escola Senac Ilha do Boi, em Vitória.

As aulas têm previsão de início em 4 de março com conclusão no dia 25 do mesmo mês. Os interessados podem se matricular enquanto as vagas não forem preenchidas e até antes do início do curso. A oportunidade tem como público alvo pessoas com idade maior ou igual a 18 anos, pré-requisito de escolaridade o Ensino Fundamental II completo e renda familiar per capita de até dois salários mínimos.

O Gerente Geral do Hotel Senac Ilha do Boi, Thiago Avanza, explica o diferencial da oportunidade. “Com aulas práticas, excelente estrutura para o aprendizado e instrutores experientes do mercado, o curso promete uma imersão completa, que vai preparar os participantes para assumirem posições de destaque em diversos setores da indústria de alimentos e bebidas”, disse. 

Maître e Garçom: mesmo ambiente, diferentes funções

A palavra maître tem sua origem no francês e significa “mestre”. No contexto da culinária e hospitalidade, o termo ganhou força e acabou gerando a função que está cada vez mais presente nas equipes do segmento gastronômico. Diferente do que muitas pessoas pensam, o profissional não substitui o garçom e muito menos o gerente do estabelecimento.

A Maître do Hotel Senac Ilha do Boi, Rozimar Oliveira, trabalha há 22 anos no estabelecimento. Durante esse período ela fez diversos cursos, graduação na área hoteleira, MBA em gestão empresarial e atualmente contabiliza 13 anos exercendo a função no Hotel que é uma verdadeira referência de atendimento e qualidade no Estado. Ela relata que começou a sua carreira com o curso de garçom ainda em 2001, mas que foi evoluindo na área. Ela explica as diferenças entre as profissões.

“Embora ambos atuem no mesmo segmento, as funções são diferentes. Enquanto o garçom é responsável pelo atendimento direto aos clientes, o Maître assume uma posição de liderança, coordenando equipes, gerenciando operações e garantindo a excelência no serviço. Logo, o Maître desempenha um papel estratégico na gestão do estabelecimento”, explicou Oliveira.

Hotel Escola Senac Ilha do Boi

O Hotel Escola Senac Ilha do Boi é uma referência na área de hotelaria e gastronomia no Espírito Santo. Os cursos oferecidos no local contam com uma infraestrutura de qualidade e professores especializados, proporcionando uma experiência de aprendizado enriquecedora para os alunos. 

Programa Senac de Gratuidade (PSG)

O Programa Senac de Gratuidade (PSG) é destinado a pessoas de baixa renda e em situação de vulnerabilidade social. Foi criado como um instrumento de inclusão produtiva para brasileiros que enfrentam dificuldades em ter acesso a cursos de qualificação e profissionalização. O PSG tem contribuído significativamente para a inclusão social e a empregabilidade de jovens e adultos.

Inscrições abertas

As matrículas podem ser efetuadas de forma on-line ou presencialmente na Unidade do Senac em Vitória, localizada na Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 2.077, no bairro Bento Ferreira. Para mais informações ou verificar a disponibilidade das vagas ligue:  (27) 3325-8311.

Inscreva-se aqui!


Texto:
Sérgio Filho - Agência Brasileira de Publicidade (Braspub)

Edição:
Luiz Zardini - Gerência de Comunicação e Marketing do Senac-ES

Estagiárias de Jornalismo:
Ana Lara Venturini, Layna Cruz e Sabrina Pereira

Publicação:
9 de fevereiro de 2024 

Informações:
Braspub - Assessoria de Imprensa
E-mail: imprensa@braspub.com.br
Telefone: (27) 3180-0609