O Senac Espírito Santo e o Projeto Amigos da Jubarte realizaram, no último dia 10, o workshop “A importância da Comunicação, Expressão e Assertividade junto ao Turista”. Ministrada pela Instrutora Suzana Carneiro, a atividade foi promovida na Casa Mar, localizada no Parque Natural Municipal Chácara Von Schilgen, em Vitória.
A ação teve como objetivo principal capacitar a equipe envolvida nas operações náuticas do projeto – incluindo membros da comunidade local e parceiros operacionais – para aprimorar suas habilidades de gestão de pessoas, comunicação e relacionamento interpessoal, promovendo uma experiência de turismo sustentável, responsável e acolhedor.
De acordo com a Analista de Educação Profissional do Senac-ES, Ritamara Apolinário, que atuou na organização dessa iniciativa, o workshop foi pautado em quatro indicadores de sucesso: Melhoria na comunicação, Aumento da empatia e inteligência emocional, Fortalecimento do trabalho em equipe e Conscientização sobre turismo sustentável.
“Por meio dessa ação, nosso intuito é que as pessoas capacitadas compreendam, entre outros benefícios, a importância da cooperação, do respeito mútuo e do clima positivo para oferecer um serviço de qualidade”, detalha.
Ainda segundo Ritamara Apolinário, a parceria do Projeto Amigos da Jubarte com o Senac Espírito Santo, reconhecido por sua expertise em hospitalidade, atendimento ao cliente e desenvolvimento de competências socioemocionais, contribui para elevar o padrão de qualidade do serviço oferecido, promovendo, destaca ela, uma cultura de respeito, empatia e cooperação.
Sobre o projeto
O Projeto Amigos da Jubarte, fundado em 2014, é uma realização do Instituto O Canal (ES). Seu objetivo é estudar e divulgar a presença das baleias-jubarte (Megaptera novaeangliae) na costa capixaba. Para isso, desenvolve pesquisas científicas, atividades culturais, educação ambiental, sensibilização e ações de fomento ao desenvolvimento turístico regional aliado à elaboração de propostas de políticas públicas que promovam a conservação da espécie e o bioma marinho.
Fotos:
Instituto O Canal (Projeto Amigos da Jubarte)
Texto e edição:
Felipe Bezerra
Publicação:
16 de junho de 2025
Informações:
Braspub - Assessoria de Imprensa
E-mail: imprensa@braspub.com.br
Telefone: (27) 3180-0609
Gerência de Comunicação e Marketing do Senac Espírito Santo