Utilizamos cookies para permitir o funcionamento de nosso site e para coletar estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação. Saiba mais em nossa política de cookies ou gerencie suas permissões.

Senac-ES lança edital de seleção do Programa Jovem Programadora com vagas para mulheres

Senac-ES lança edital de seleção do Programa Jovem Programadora com vagas para mulheres

As inscrições para o curso de Programação, voltado para mulheres, já estão abertas. As 92 vagas, espalhadas pelas Unidades do Senac no Espírito Santo, são ofertadas pelo Programa Senac de Gratuidade (PSG). A ideia é incentivar mulheres, com idades entre 16 e 20 anos, a conhecerem essa área e a conquistarem espaço no mercado de trabalho, que ainda é predominantemente ocupado por homens.

As vagas são exclusivamente para mulheres, que estejam cursando a partir do 2º ano do Ensino Médio e tenham renda per capita de até dois salários mínimos. A carga horária total é de 272 horas e as inscrições acontecem conforme as datas previstas no edital. Em Vitória, são 12 vagas. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas até o dia 22 de maio, na Unidade localizada em Bento Ferreira. Nas demais Unidades, consulte o edital.

Para efetuar a inscrição as interessadas deverão apresentar o Registro de Identidade (RG), Cadastro de Pessoa Física (CPF) e um documento de comprovação de escolaridade nas respectivas Unidades do Senac-ES, que irão disponibilizar os cursos: Vitória, Colatina, Aracruz, Linhares, Cachoeiro de Itapemirim e Venda Nova do Imigrante.

As alunas serão preparadas para desenvolver cálculos matemáticos, raciocínio lógico; algoritmos; implantar e testar sistemas de informação desktop; codificar, desenvolver, implantar e publicar aplicações web; e empreender e realizar ações de marketing digital.

De acordo com o Diretor Regional do Senac-ES, Richardson Schmittel, o Programa Jovem Programadora é uma ação efetiva no sentido de encorajar e empoderar jovens interessadas em desbravar o universo da programação. “Nosso propósito é colaborar para que cada vez mais mulheres tenham oportunidades nesse segmento. Houve um crescimento dessa área nos últimos anos, mas ainda faltam profissionais preparados e mais mulheres ocupando esse espaço”, afirmou.

Mulheres na Programação

De acordo com o censo do IBGE, realizado em 2010, apenas 22% dos alunos das turmas de ciência da computação eram mulheres. A situação também se repete no mercado de trabalho: apenas 17% do total de programadores são mulheres. Os dados são do Serasa Experian, em parceria com a ONU Mulheres. Com a pandemia da Covid-19, essa situação pode ter sido agravada por causa da crise financeira.

Programa Senac de Gratuidade

O Programa Senac de Gratuidade oferece cursos especificamente para pessoas de baixa renda e em situação de vulnerabilidade social. Foi criado como um instrumento de inclusão produtiva para brasileiros que ainda enfrentam dificuldade para ter acesso aos cursos de qualificação e profissionalização. O PSG tem contribuído significativamente para a inclusão social e para a empregabilidade de jovens e adultos.

Jovem Programadora

Inscrições: Unidades do Senac-ES em Vitória, Colatina, Aracruz, Linhares, Cachoeiro de Itapemirim e Venda Nova do Imigrante Documentos: RG, CPF e Comprovante de Escolaridade Requisitos: Mulheres com idades entre 16 e 20 anos, com renda per capita de até dois salários mínimos e que estejam cursando a partir do 2º ano do Ensino Médio.

Endereços das Unidades

  • Senac Vitória: Av. Mal. Mascarenhas de Moraes, 2077 - Bento Ferreira - Vitória - ES - CEP 29050-625
  • Senac Colatina: Av. Dr. Adauto Barcellos de Carvalho, 400 - Esplanada - Colatina - ES - CEP 29702-635
  • Senac Aracruz: Rua Prof. Lobo, 650 - Centro, Aracruz - ES, 29190-062 (SESC Centro)
  • Senac Linhares: Rua Governador Florentino Ávidos, 80, andar 03, pavimento 04 – Bairro Nossa Senhora Conceição - Linhares – ES - CEP 29900-490
  • Senac Cachoeiro: Av. Governador Jones dos Santos Neves, nº 83 Bairro: Santo Antônio - Cachoeiro de Itapemirim – ES - CEP 29300-500
  • Senac Venda Nova do Imigrante: Av. Domingos Perim 988, Bairro Providência, Centro - Venda Nova do Imigrante – ES - CEP 29375-000

Acesse as vagas em: es.senac.br/consulta-vagas

Editais 10 e 11 de 2023.



Braspub - Assessoria de Imprensa
E-mail: imprensa@braspub.com.br
Telefone: (31) 3058-0691