As inscrições para o curso de Programação, voltado para mulheres, já estão abertas. As 92 vagas, espalhadas pelas Unidades do Senac no Espírito Santo, são ofertadas pelo Programa Senac de Gratuidade (PSG). A ideia é incentivar mulheres, com idades entre 16 e 20 anos, a conhecerem essa área e a conquistarem espaço no mercado de trabalho, que ainda é predominantemente ocupado por homens.
As vagas são exclusivamente para mulheres, que estejam cursando a partir do 2º ano do Ensino Médio e tenham renda per capita de até dois salários mínimos. A carga horária total é de 272 horas e as inscrições acontecem conforme as datas previstas no edital. Em Vitória, são 12 vagas. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas até o dia 22 de maio, na Unidade localizada em Bento Ferreira. Nas demais Unidades, consulte o edital.
Para efetuar a inscrição as interessadas deverão apresentar o Registro de Identidade (RG), Cadastro de Pessoa Física (CPF) e um documento de comprovação de escolaridade nas respectivas Unidades do Senac-ES, que irão disponibilizar os cursos: Vitória, Colatina, Aracruz, Linhares, Cachoeiro de Itapemirim e Venda Nova do Imigrante.
As alunas serão preparadas para desenvolver cálculos matemáticos, raciocínio lógico; algoritmos; implantar e testar sistemas de informação desktop; codificar, desenvolver, implantar e publicar aplicações web; e empreender e realizar ações de marketing digital.
De acordo com o Diretor Regional do Senac-ES, Richardson Schmittel, o Programa Jovem Programadora é uma ação efetiva no sentido de encorajar e empoderar jovens interessadas em desbravar o universo da programação. “Nosso propósito é colaborar para que cada vez mais mulheres tenham oportunidades nesse segmento. Houve um crescimento dessa área nos últimos anos, mas ainda faltam profissionais preparados e mais mulheres ocupando esse espaço”, afirmou.
Mulheres na Programação
De acordo com o censo do IBGE, realizado em 2010, apenas 22% dos alunos das turmas de ciência da computação eram mulheres. A situação também se repete no mercado de trabalho: apenas 17% do total de programadores são mulheres. Os dados são do Serasa Experian, em parceria com a ONU Mulheres. Com a pandemia da Covid-19, essa situação pode ter sido agravada por causa da crise financeira.
Programa Senac de Gratuidade
O Programa Senac de Gratuidade oferece cursos especificamente para pessoas de baixa renda e em situação de vulnerabilidade social. Foi criado como um instrumento de inclusão produtiva para brasileiros que ainda enfrentam dificuldade para ter acesso aos cursos de qualificação e profissionalização. O PSG tem contribuído significativamente para a inclusão social e para a empregabilidade de jovens e adultos.
Jovem Programadora
Inscrições: Unidades do Senac-ES em Vitória, Colatina, Aracruz, Linhares, Cachoeiro de Itapemirim e Venda Nova do Imigrante Documentos: RG, CPF e Comprovante de Escolaridade Requisitos: Mulheres com idades entre 16 e 20 anos, com renda per capita de até dois salários mínimos e que estejam cursando a partir do 2º ano do Ensino Médio.
Endereços das Unidades
Acesse as vagas em: es.senac.br/consulta-vagas
Editais 10 e 11 de 2023.
Braspub - Assessoria de Imprensa
E-mail: imprensa@braspub.com.br
Telefone: (31) 3058-0691