Utilizamos cookies para permitir o funcionamento de nosso site e para coletar estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação. Saiba mais em nossa política de cookies ou gerencie suas permissões.

Senac-ES participa de qualificação de vendedores ambulantes em Vila Velha

Senac-ES participa de qualificação de vendedores ambulantes em Vila Velha

Vendedores ambulantes que atuam no município de Vila Velha receberam, na na quarta-feira (17), os certificados do curso “Capacitação Ambulante", realizada pela Secretaria de Serviços Urbanos da Prefeitura em parceria Senac-ES e o Sebrae-ES. A cerimônia aconteceu no Auditório da Praça Duque de Caxias, no Centro.

O curso foi direcionado aos 420 vendedores ambulantes cadastrados no município e se estendeu de julho a setembro, com encontros realizados no Sebrae, na Praia da Costa, além de etapas complementares em diferentes datas. O Senac-ES contribuiu com conteúdos relacionados a controle financeiro, precificação, apresentação pessoal e qualidade no atendimento ao cliente, reafirmando seu compromisso com a formação profissional que valoriza o trabalhador e promove o fortalecimento do comércio local.

A participação na capacitação é requisito para a continuidade da atividade profissional no município de Vila Velha. Durante a formação, a Vigilância Sanitária Municipal abordou boas práticas no serviço de alimentação, enquanto técnicos da Posturas e do Sebrae trataram de temas como regras de licenciamento, descarte adequado de resíduos e práticas empreendedoras.

Qualificação de vendedores ambulantes em Vitória

Essa não é a primeira vez que o Senac-ES realiza parceria para a qualificação de vendedores ambulantes. Nos anos de 2023, 2024 e 2025, em parceria com a Prefeitura de Vitória, a instituição promoveu cursos gratuitos de capacitação voltados para ambulantes e proprietários de food trucks, especialmente com foco nos períodos de Verão e Carnaval.

As formações incluíram temas como “Transforme atendimento em vendas: como encantar e conquistar Clientes”, “Cuidando do sabor e da saúde: boas práticas para ambulantes” e "Educação ambiental", com objetivo de elevar o padrão do atendimento ao público, garantir segurança alimentar e promover o cumprimento das normas sanitárias municipais. 

Desde o início do projeto já foram qualificados mais de 500 profissionais, como parte de uma política de valorização do comércio ambulante que reconhece seu papel estratégico no turismo e na economia local. As parcerias promovem melhorias nos serviços prestados, fortalecem o turismo e colaboram com a geração de renda de profissionais que atuam no segmento.

*Com informações da Prefeitura de Vila Velha.

Texto e edição:
Luiz Zardini

Publicação:
24 de setembro de 2025

Informações:
Braspub - Assessoria de Imprensa
E-mail: imprensa@braspub.com.br
Telefone: (27) 3180-0609

Precisa de ajuda?
Converse conosco.