O Senac-ES promoveu um workshop sobre inovação e metodologias ágeis, transmitido via Teams para todo o estado, reunindo cerca de 250 empregados da instituição. A abertura do evento foi conduzida pela Analista de Inovação do Senac-ES e Líder do Programa de Inovação, Thais Souza, que deu as boas-vindas aos participantes e destacou a importância da integração e do aprendizado.
“Esse momento é essencial para fortalecermos a cultura de inovação dentro da instituição. Temos uma comunidade engajada e sabemos que os empregados do Senac-ES são criativos e ligados às tendências de inovação, por isso estamos proporcionando a possibilidade de que o nosso time compreenda as metodologias ágeis existentes e como elas podem ser aplicadas no dia a dia de trabalho”, lembrou.
A Assessora de Gestão Estratégica do Senac-ES, Zenaide Margon, reforçou que a transformação deve começar internamente para gerar impactos positivos nos alunos e no mercado. "O engajamento da comunidade de inovação é fundamental para um ecossistema interno dinâmico e cocriativo. No Senac-ES, isso acontece com a participação ativa do público interno, que compartilha conhecimento e impulsiona soluções alinhadas ao setor produtivo. A inovação começa dentro da organização, com pessoas engajadas como agentes de transformação, garantindo aderência estratégica, eficiência na implementação e impacto real do Programa Inspira+", destacou.
A Diretora de Educação Profissional do Senac-ES, Dianimer Dutra, aproveitou a oportunidade para celebrar o crescimento do movimento de inovação da instituição. “Nunca imaginávamos que esse trabalho teria essa grandiosidade, essa força, essa potência toda. É um movimento que cresce a cada dia. Os projetos não ficam restritos a uma única Unidade de Educação Profissional. Estamos vendo iniciativas nascerem, se fortalecerem e se espalharem”, disse.
Inovação e metodologias ágeis
Durante o evento, o Mestre em Administração de Empresas e Especialista em Metodologias Ágeis, Luiz Felipe Macena, apresentou os conceitos que envolvem metodologias ágeis, explicando a origem do manifesto ágil e como essas técnicas ajudam na adaptação a mudanças. Ele também abordou ferramentas como Scrum e Kanban, além de aplicações de Inteligência Artificial.
"O uso dessas metodologias pode trazer mais dinamismo e eficiência para o dia a dia das equipes. A aplicação dessas ferramentas ajuda muito a melhorar a qualidade dos processos, a alcançar resultados robustos e promover integração entre pessoas e equipes. É assim que conseguimos inovar, criar ideias e transformá-las em novos processos e fluxos de trabalho", explicou.
Para ajudar na produtividade, Macena compartilhou dicas práticas, como arquivar mensagens do WhatsApp e desativar notificações desnecessárias. São pequenas mudanças na organização pessoal que podem ter um grande impacto na gestão do tempo e na eficiência. Ressaltou a importância de fazer o uso adequado das ferramentas e recursos que estão disponíveis para melhorar as entregas, sem perder o foco daquilo que mais importa.
Texto e Edição:
Luiz Zardini - Gerência de Comunicação e Marketing do Senac-ES
Publicação:
27 de fevereiro de 2025
Informações:
Braspub - Assessoria de Imprensa
E-mail: imprensa@braspub.com.br
Telefone: (27) 3180-0609