Senac Espírito Santo realiza II Seminário Estadual de Libras e promove inclusão, representatividade e protagonismo de pessoas surdas em Linhares, Vitória e Cachoeiro de Itapemirim

Publicação: 15 de outubro de 2026
Senac Espírito Santo realiza II Seminário Estadual de Libras e promove inclusão, representatividade e protagonismo de pessoas surdas em Linhares, Vitória e Cachoeiro de Itapemirim

Inclusão, acessibilidade, representatividade e protagonismo da comunidade surda estarão no centro de uma programação especial promovida pelo Senac Espírito Santo. Entre os dias 21 e 23 de outubro, o II Seminário Estadual de Libras será realizado em Linhares, Vitória e Cachoeiro de Itapemirim, reunindo pesquisadores, profissionais, empresas e representantes da comunidade surda.

A programação contempla temas que vão da formação de professores e do uso da Inteligência Artificial à inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho, passando pela atuação de tradutores e intérpretes, representatividade surda, língua de herança, arte e cultura.

A proposta é criar espaços de diálogo e troca de experiências, além de ampliar a discussão sobre acessibilidade e inclusão em diferentes dimensões da sociedade, especialmente na educação e no mundo do trabalho. Para participar os interessados devem se inscrever gratuitamente no link abaixo escolhendo a cidade onde deseja participar. 

Educação, tecnologia e protagonismo surdo

A programação do Seminário de Libras do Senac-ES começa por Linhares, no dia 21 de outubro, no Teatro do Sesc. Entre os destaques está a participação de Ronice Müller de Quadros, professora da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e uma das principais referências brasileiras nos estudos da Língua Brasileira de Sinais. 

Doutora em Linguística, Ronice desenvolveu uma trajetória dedicada à linguística das línguas de sinais, aquisição da linguagem, educação de surdos, bilinguismo, tradução e interpretação. O encontro em Linhares também contará com Daniel Junqueira Carvalho, professor surdo, pesquisador e doutor em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).

Arte e cultura também estarão presentes com Matteus Ribeiro, artista surdo, performer e instrutor de Libras. Criador das performances Librashow e Surdance, ele desenvolve um trabalho que reúne Língua Brasileira de Sinais, música, dança e expressão corporal. Matteus participou da edição do Seminário realizada em Linhares em 2024 e retorna ao evento neste ano.

Inclusão e mercado de trabalho

No dia 22, a programação chega a Vitória com atividades que aproximam inclusão, acessibilidade e mundo do trabalho. Entre os assuntos abordados estarão as boas práticas na contratação de pessoas com deficiência e experiências de empresas relacionadas à inclusão.

O encontro também abrirá espaço para manifestações culturais e artísticas, com uma Batalha de Rap em Libras e um Showcase de Design Floral, além de um momento dedicado ao networking entre os participantes. Em Cachoeiro de Itapemirim, no dia 23, as discussões estarão concentradas na representatividade surda e na trajetória de tradutores e intérpretes no Espírito Santo.

Entre as participantes está Jackeline Santana José, instrutora do Senac-ES e especialista em Libras, com experiência em educação inclusiva e formação profissional. A programação também contará com Margarete Soares Passos Mendes, pedagoga, pós-graduada em Libras e Educação Especial, certificada pelo Prolibras, intérprete e instrutora. A agenda local incluirá, ainda, um momento de coffee break para o público participante.

O encontro será concluído com uma roda de conversa que reunirá palestrantes e representantes de organizações locais, ampliando a troca de experiências sobre acessibilidade e inclusão.

Confira a programação em Linhares, Vitória e Cachoeiro de Itapemirim:

Linhares - 21 de outubro:

14h às 17h – Oficina “O uso da Inteligência Artificial na formação de professores na área de Língua de Sinais”, com a Profa. Dra. Ronice Müller de Quadros

17h às 18h – Coffee break

18h às 18h15 – Abertura oficial

18h15 às 19h – Palestra “A representatividade surda”, com Dr. Daniel Junqueira Carvalho

19h às 20h – Palestra “Língua de herança: Libras”, com a Profa. Dra. Ronice Müller de Quadros

20h às 21h – Apresentação cultural “Os surdos também gostam de música”, com Matteus Ribeiro

Local: Teatro do Sesc de Linhares

Inscrições gratuitas: Participe do II Seminário Estadual de Libras em Linhares

Vitória - 22 de outubro:

14h às 14h15 – Abertura Institucional – Senac-ES

14h15 às 14h45 – Batalha de Rap em Libras – rapper surdo convidado

14h45 às 15h25 – Boas práticas na contratação de PCDs – Ministério Público do Trabalho

15h25 às 16h05 – Painel “Inclusão que gera resultados” – empresas convidadas

16h05 às 16h35 – Coffee Break e Networking – Senac-ES

16h35 às 17h15 – Showcase de Design Floral – Amanda Mariano e Bianca Corona

17h15 às 17h30 – Encerramento – Senac-ES

Local: Senac Vitória

Inscrições gratuitas: Participe do II Seminário Estadual de Libras em Vitória

Cachoeiro de Itapemirim - 23 de outubro:

14h às 15h – Palestra de abertura “A representatividade surda”, com Jackeline Santana José

15h às 16h – Palestra “A Jornada dos Tradutores e Intérpretes no Espírito Santo”, com Margarete Soares Passos Mendes

16h às 17h – “Diálogos: Roda de conversa”, com Jackeline Santana José, Margarete Soares Passos Mendes, representante do Supermercado Casagrande e representante do Sesc Cachoeiro

Local: Senac Cachoeiro de Itapemirim

Inscrições gratuitas: Participe do II Seminário de Libras em Cachoeiro de Itapemirim 

Texto:
Luiz Zardini

Informações:
Braspub - Assessoria de Imprensa
E-mail: imprensa@braspub.com.br
Telefone: (27) 3180-0609 

Precisa de ajuda?
Converse conosco.