Utilizamos cookies para permitir o funcionamento de nosso site e para coletar estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação. Saiba mais em nossa política de cookies ou gerencie suas permissões.

Ser Senac: programas e projetos sociais do Senac são apresentados na 11ª edição do Consej, em Vitória

Ser Senac: programas e projetos sociais do Senac são apresentados na 11ª edição do Consej, em Vitória

O Espírito Santo sediou a 11ª Reunião do Conselho Nacional dos Secretários de Justiça, Direitos Humanos e Administração Penitenciária (Consej) e a Fecomércio-ES, por meio do Senac Espírito Santo teve espaço para apresentar os programas e projetos sociais da instituição. O encontro reuniu gestores de diferentes estados brasileiros para discutir políticas voltadas à socioeducação e ao sistema prisional. O evento aconteceu no Clube Saldanha da Gama, no Centro de Vitória, nesta sexta-feira (29).

Entre os principais assuntos discutidos estavam a modernização de penitenciárias e iniciativas para a ressocialização de adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas. Foram momentos relevantes para a discussão de boas ideias e práticas que fazem a diferença para sociedade capixaba.

Durante o Consej, o Diretor Regional do Senac-ES, Richardson Schmittel, apresentou o Ser Senac. “É um conjunto de programas e projetos sociais para a qualificação para a população capixaba em situação de vulnerabilização social e o Integra é o programa que desenvolvemos para a população em situação privação de liberdade ou egressas do Sistema Prisional capixaba. Vamos qualificar 1.300 profissionais por meio dessa parceria”, disse.

De acordo com o Gerente de Desenvolvimento Educacional e Social do Senac-ES, Romulo Gomes, a parceria já colhe resultados. “O Ser Senac tem um papel de promover a inclusão social, a inserção produtiva e o desenvolvimento de jovens e adultos em situação de vulnerabilidade. Por isso, ofertamos sete cursos das mais variadas áreas, com 200 matrículas efetivas”, comemorou.

O Secretário de Estado da Justiça, Rafael Rodrigo Pacheco Salaroli, agradeceu ao Senac-ES pela parceria. “A oferta do Senac-ES é genuína e nós estamos muito felizes com isso. São cursos de qualidade, para formar profissionais qualificados para o mercado de trabalho, que poderão sustentar suas famílias. Dar um novo rumo para essas pessoas é muito gratificante”, afirmou.

“O que o Senac-ES trouxe como proposta para a Secretaria de Justiça foi uma iniciativa da própria instituição e nós institucionalizamos. Essa parceria nos permite destinar recursos para outras ações, igualmente importantes. Somos gratos por essa união de esforços”, comentou o Subsecretário de Ressocialização, Marcelo de Araújo Gouvea.

O assessor de Relações Institucionais do Senac Brasil, Antônio Henrique Borges Paula, participou da apresentação junto à equipe capixaba. “Cada 10 egressos do Senac, sete saem da instituição trabalhando. Essa é uma demonstração de que a educação profissional transforma vidas. Estamos aqui, juntos, para estender as nossas mãos aos secretários para trabalharmos cada vez mais para aumentar as perspectivas dessas pessoas e evitar que elas retornem para o sistema prisional”, disse.

O Ser Senac

Os programas e projetos do Ser Senac estão voltados para o atendimento de grupos prioritários: mulheres, jovens em situação de vulnerabilização social, pessoas LGBTQIAPN+, pretos e pardos, pessoas em privação de liberdade, adolescentes e pessoas com deficiência. Os programas são: Jovem Programadora, Jovem Chef, Ao Som das Flores, Empregabilidade LGBTQIAPN+, Integra, Bem Servir, Comunidade Gourmet, Emprega Juv e Jovem Aprendiz.

As ações do Ser Senac estão focadas na qualificação profissional por meio de cursos como panificação, costura, fotografia, assistente de logística e artesanato bordado à mão, além da inserção produtiva alinhada à missão do Senac, que é educar para o trabalho, de forma inovadora e inclusiva, em atividades do comércio de bens, serviços e turismo. Além disso, foram estabelecidas nos últimos meses parcerias estratégicas com instituições públicas e privadas para oferecer oportunidades de capacitação.

11ª edição do Consej

Além de promover a troca de experiências, o encontro reafirmou o compromisso com a reintegração social por meio de políticas públicas mais humanizadas e eficazes. A iniciativa reforça a importância de esforços conjuntos para transformar vidas e ampliar as oportunidades no sistema socioeducativo e prisional. Entre as pautas que serão discutidas no Consej estão a modernização dos presídios; o aprimoramento das ações de inteligência penitenciária; as penas alternativas e tornozeleira eletrônica, além da ampliação do sistema de biometria da população carcerária.

Texto e edição:
Luiz Zardini - Gerência de Comunicação e Marketing do Senac-ES

Estagiárias de Jornalismo:
Ana Lara Venturini e Layna Cruz

Publicação:
29 de novembro de 2024 

Informações:
Braspub - Assessoria de Imprensa
E-mail: imprensa@braspub.com.br
Telefone: (27) 3180-0609