Utilizamos cookies para permitir o funcionamento de nosso site e para coletar estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação. Saiba mais em nossa política de cookies ou gerencie suas permissões.

Talk Delas na Inovação: evento organizado pelo Senac-ES foi um sucesso!

Talk Delas na Inovação: evento organizado pelo Senac-ES foi um sucesso!

O bate-papo sobre liderança feminina na inovação capixaba foi um sucesso! Segundo a organização do evento, quase 200 pessoas fizeram inscrições para participação do Talk Delas de forma presencial, no Hotel Senac Ilha do Boi, em Vitória. A transmissão on-line recebeu 171 visualizações. O encontro teve organização e apresentação da Analista de Inovação do Senac Espírito Santo, Thais Souza. Ela foi a encarregada de dar as boas-vindas e promover a interação entre as participantes.

A Diretora Interina de Educação Profissional, Dianimer Azevedo, homenageou as mulheres presentes e ressaltou a missão do Senac-ES: formar pessoas para o mundo do trabalho e isso inclui as mulheres. “Elas são as que mais buscam cursos e qualificações ofertados pelo Senac-ES. Por isso, vamos lançar o Programa Jovem Programadora, para qualificar mulheres jovens para atuação na área de desenvolvimento e programação e projetos de salas de aula inovadoras e o Senac Experience, para conectar nossos estudantes com a inovação”, disse.

 

O painel: experiências e desafios

O Talk Delas foi composto por mulheres com papel de liderança no ecossistema de inovação capixaba. Participaram do debate Josy Santos, da Semente Negócios; Pollyana Rosa, do Base27; Vanessa Gusmão, do InovaSerra; e Stéphanie Pires e Zenaide Margon representando o Senac-ES. Foi um bate-papo leve, descontraído e cheio de boas ideias e experiências. Teve muita interação entre as participantes que acompanharam o evento presencialmente e, também, pela transmissão realizada pelo canal do Senac-ES no YouTube.

Para a Líder de Negócios, da Semente Negócios, Josy Santos, as mulheres estão acostumadas a resolver problemas e isso tem uma ligação com a área de inovação. “Inovar nada mais é do que resolver problemas reais e complexos, com altos níveis de incerteza. Por muito tempo não havia referências femininas em inovação, mas estamos conseguindo mudar isso”, comemorou.

De acordo com a Gerente de Projetos do Base27, Pollyana Rosa, o número de mulheres ocupando cargos de liderança ainda é baixo. “Nossa recente pesquisa revelou que 17% dos cargos de liderança e diretoria executiva são ocupadas por mulheres entre as empresas que integram o ecossistema de inovação do Base27. Por isso, precisamos atuar de forma contundente para reverter esse quadro”, disse.

A Analista de Educação Profissional do Senac-ES, Stéphanie Pires, explicou que a ideia de organizar o Talk Delas foi a ausência de mulheres em espaços que discutem a inovação. “Notei que poucas mulheres estavam nesses espaços e raramente estavam em lugar de destaque. Então decidimos propor esse evento para mostrar que há muitas mulheres trabalhando para fortalecer o ecossistema de inovação aqui no Estado”, afirmou.

Já para a Subsecretária de Inovação da Prefeitura da Serra, Vanessa Gusmão, o principal desafio das mulheres que atuam em inovação está ligado à colaboração. “Diante dos principais desafios que enfrentei, contei com a colaboração e o apoio de outras mulheres. Quanto mais unidades e engajadas, mais fortalecidas estaremos para enfrentar as dificuldades que podem surgir”, lembrou.

A Gestora de Planejamento Estratégico, Projetos e Inovação do Senac-ES, Zenaide Margon, afirmou que a instituição tem se empenhado para garantir que mais mulheres estejam conectadas à inovação. “Nossos novos projetos estão focados em promover a inclusão de mulheres. Queremos que elas ocupem cada vez mais espaços de protagonismo. Já temos muitas mulheres atuando nas áreas de educação e pedagogia, mas queremos avançar em cargos de liderança”.

 

Assista ao Talk Delas na Inovação

O evento foi transmitido ao vivo pelo canal do Senac no YouTube. O vídeo completo já pode ser visto, revisto e compartilhado.

Para ver, acesse: Talk Delas na Inovação!

 

 

Por: Luiz Zardini - Gerência de Comunicação e Marketing
Publicação: 9 de março de 2023