Utilizamos cookies para permitir o funcionamento de nosso site e para coletar estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação. Saiba mais em nossa política de cookies ou gerencie suas permissões.

Veja como foi o painel “O Futuro das Profissões: Programador e Desenvolvedor”, no ESX 2023!

Veja como foi o painel “O Futuro das Profissões: Programador e Desenvolvedor”, no ESX 2023!

O painel “O Futuro das Profissões: Programador e Desenvolvedor”, com a participação do Diretor Regional do Senac-ES, Richardson Schmittel, foi um sucesso. O Espaço Start ficou repleto e os participantes puderam fazer perguntas, tirar dúvidas e interagir com os painelistas.

Integraram o painel o Presidente da Action, Niase Borjaille e o Diretor-Presidente da Facto, Renato Tannure. Juntos eles discutiram assuntos relevantes, relacionados ao mercado da TI no Espírito Santo, como a alta demanda de profissionais e a qualificação profissional. 

“O Senac-ES vem atuando para oferecer qualificação e profissionalização voltadas para as áreas de TI. Lançamos o Jovem Programadora, com 92 vagas para mulheres. Além disso, vamos percorrer o Estado com a Smart Lab, uma unidade móvel totalmente equipada para o ensino de cursos desse segmento”.

De acordo com Tannure, a Facto vem desenvolvendo diversas ações para contribuir com a formação de profissionais e o fortalecimento das atividades de Tecnologia da Informação no Espírito Santo. “Nós criamos o Programe-se para crianças e jovens conhecerem o universo da TI. Já a para adultos e idosos, tem o Reprograme-se. A ideia é levar a TI para o dia a dia das pessoas”, afirmou.

Para o Presidente da Action, Niase Borjaille, ainda há um longo caminho a ser percorrido no sentido de preparar a mão de obra que vai suprir as demandas do mercado. “Além de uma boa formação, as pessoas que atuam nesse segmento precisam estar dispostas a aprender o tempo todo. Há muitas tecnologias surgindo e nós precisamos compreendê-las para oferecer soluções”, lembrou.

“Eu parei para pensar sobre o futuro dos programadores. A chegada da Inteligência Artificial vai existir que os programadores consigam executar problemas complexos, mas para se destacar no mercado vai ser fundamental entender e resolver situações complexos”, disse a estudante Thais dos Santos Silva, que participou do painel.

 

 

Por: Luiz Zardini - Gerência de Comunicação e Marketing
Publicação: 4 de junho de 2023